LINK JM HOJE

Visualizar

domingo, 21 de junho de 2009

CABO ITAMIRÃ NUNES DE AQUINO

CABO ITAMIRÃ NUNES DE AQUINO – “HERÓI-MORTO” – MORTO NO ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL
No dia 24 de novembro de 1988, por volta das 14 horas, na Rua Francisco Marçal, na cidade de Pau dos Ferros-RN, aconteceu um incêndio de grande proporções, ocasião que o senhor Capitão JOSÉ WALTERLER DOS SANTOS SILVA, comandante da então 2ª COM/2º BPM, posteriormente 4ª CIPM e atual 7º BPM,, deslocou-se para o local do sinistro, juntamente com a guarnição de serviço, quando o dono da casa incendiada gritava dizendo que sua filhinha estava no interior da residência; sufocante, o CABO n ] 84.284 – ITAMIRÃ NUNES DE AQUINO LIMA, natural de Bom Sucesso-PB, nascido a 19 de fevereiro de 1962, filho de Laurindo de Lima e Noemia Nunes de Aquino Lima, pertencente ao efetivo da Companhia de Polícia Militar de Pau dos Ferros, adentrou no interior da residência a procura de uma criança a qual estava na casa de outra pessoa brincando em não na casa; em conseqüência o Cabo Itamirã sofreu queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em mais de sessenta por cento do corpo, sendo conduzido para o então Hospital Centenário, atual ....onde permaneceu internado, mas como o estado de saúde da vítima se agravou, daí o comandante da Subunidade o transferiu para o Hospital Central Dr. Pedro Germano, onde não resistindo as graves queimaduras veio a bito no dia 4 de dezembro de 1988 e sepultado no Cemitério de Pau dos ferros no dia seguinte, com honras policiais militares a que se fus. O Cabo Itamirã Nunes posteriormente foi promovido a graduação de terceiro sargento por bravura, cuja promoção foi por demais merecida, tendo em vista que o cabo Itamirã pode ser considerado o HERÓI-MARTI do Batalhão 30 de Setembro.
EIS o teor do Decreto governamental que promoveu o Cabo PM Itamirã à graduação de 3º sargento PM .
DECRETO DE 11 DE SETEMBRO DE 1988
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, usando da atribuição que lhe confere o art. 41, da Constituição Estadual, com a redeção da Emanda nº 06, de 23 de abril de 1979, e tendo em vista o que consta do Processo nº 020/89 – Policial Militar, RESOLVE:
- Promover à graduação de 3º Sgt PM., post- Mortem, por ato de bravura, de acordo com o § 2º do artigo 14, do Decreto nº 7070, de 7 de fevereiro de 1977 (REGULAMENTO DE PROMOÇÕES DE GRADUADOS) o Ex-Cabo PM nº 84.284 – ITAMIRÃ NUNES DE AQUINO LIMA, morto no estrito cumprimento do dever legal, em alento devidamente examinado pela Comissão de Promoções de Graduados da Polícia Militar e reconhecido pelo Comandante Geral da Corporação, que homologou o Parecer nº 001/89, publicado no Boletim do Comando Geral nº 038, de 28 de fevereiro de 1988. Este Decreto retroage seus efeitos a contar de 3 de dezembro de 1988.
Palácio Potengi, em Natal, 11 de setembro de 1989, 101, da República.
(as) GERALDO José de Melo – Governador
JOSÉ PINHEIRO VEIGA – Secretário de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...